pote de cerâmica com açúcar e colher

As variações do açúcar podem ser muitas. Talvez você conheça alguns nomes mais conhecidos como o açúcar cristal, mascavo, frutose, mas desconheça que existem mais de 50 nomes diferentes para o açúcar no mundo todo!

Muitas vezes você consulta uma tabela em um rótulo de uma embalagem e pode ficar sem saber a quantidade de açúcar que realmente vem naquele alimento, principalmente se não tiver um olhar atento ou se for leiga no assunto.

Os produtores podem tentar muitas vezes enganar as pessoas colocando variações do açúcar nos rótulos para que uma consumidora comum não consiga identificar e caia no erro de adquirir aquele alimento e consumir.

Para eles isso é vantajoso, pois açúcares são altamente viciantes e, ao viciar a população, eles aumentam seus lucros.

Você sabia que o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) divulgou que o açúcar pode aparecer em mais de 20 maneiras nos rótulos dos alimentos? Entre eles estão a glucose de milho, xarope de milho, maltodextrina, frutose, néctar, dextrose, xarope de malte e maltose.

O que o açúcar em excesso pode causar?

açúcar de cana

Nos últimos anos, vimos que o açúcar está por trás dos níveis crescentes de condições como diabetes, candidíase, inflamação crônica e muitas outras.

No entanto, a adoção de uma dieta com baixo teor de açúcar nem sempre é tão fácil quanto parece, e a rotulagem dos alimentos não ajuda.

Existem muitas substâncias que têm o mesmo efeito que o açúcar refinado. Alguns você já deve ter ouvido falar como o xarope de milho, mas existem outras que você pode nunca ter ouvido falar.

Abaixo você encontra uma lista com variações do açúcar:

  • Malte de cevada
  • Suco de cana desidratado
  • Açúcar dourado
  • Melaço
  • Açúcar de Barbados
  • Açúcar demerara
  • Xarope dourado
  • Açúcar Mascavo
  • Açúcar de beterraba
  • Dextrana
  • Açúcar de uva
  • Dextrose
  • Xarope de milho
  • Açúcar refinado
  • Açúcar cristal
  • Xarope de manteiga
  • Malte diastatico
  • Mel
  • Açucar cru
  • Suco de cana
  • Diatase
  • Xarope de refinaria
  • Cana de açúcar
  • Etil maltol
  • Xarope de arroz
  • Caramelo
  • Lactose
  • Sorbitol
  • Xarope de milho
  • Frutose
  • Malte
  • Xarope de sorgo
  • Suco de fruta
  • Maltodextrina
  • Sacarose
  • Açúcar de confeiteiro
  • Concentrado de suco de frutas
  • Maltose
  • Xarope de alfarroba
  • Galactose
  • Xarope de malte
  • Açúcar de ricina
  • Glicose
  • Manitol
  • Sólidos de glicose
  • Xarope de bordo

vidro com mel

Alguns destes, você reconhecerá logo de cara como o açúcar refinado, mas e a maltose? Realmente muita gente nem sequer sabe que essa é uma variação de açúcar e que podem trazer tantos problemas para a saúde quanto o açúcar, quando consumido em excesso.

Se não soubermos como esses açúcares são chamados, e o que eles podem fazer no nosso corpo, como podemos tomar decisões conscientes? A resposta é simplesmente evitar alimentos processados ou limitar ao máximo que conseguir.

Leia atentamente as tabelas nutricionais nas embalagens e veja as variações do açúcar que aparecem e faça as contas. Se o número for muito alto, essa talvez não seja a melhor opção de produto para consumir.

Precisamos nos tornar mais conscientes do açúcar em nossos alimentos e inspecionar os rótulos cuidadosamente para identificar quais açúcares – e quanto de cada açúcar – estão no que estamos ingerindo.

No meu e-book Operação Candidíase eu trago uma dieta estruturada e um plano de tratamento com 5 fases diferentes. Essas etapas são criadas para você readequar sua alimentação e adotar um estilo de vida mais saudável.

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