mulher olhando para cima

Stévia ou Xylitol? Qual adoçante é melhor quando se fala em reduzir ingestão de açúcar?

Uma das partes mais difíceis de acabar com um crescimento excessivo de Cândida é superar o desejo por doce.

Até certo ponto, não temos culpa, pois o nosso corpo está programado para tirar o máximo de proveito dos alimentos, inclusive o açúcar disponível nos alimentos que ajudam a dar mais energia e disposição para o corpo.

Quando consumimos o açúcar natural de alimentos está tudo certo. O problema é quando passamos a adicionar mais açúcar ou adoçantes artificiais para adoçar ainda mais nossos alimentos e bebidas.

Outro problema que estamos enfrentando na atualidade é a presença de açúcar em praticamente todos os alimentos industrializados e processados encontrados em supermercados. Praticamente todos os alimentos contêm açúcar, desde biscoitos, até molhos e outros alimentos.

Lutar contra isso pode ser um verdadeiro desafio, uma vez que as indústrias não estão à nosso favor. O açúcar pode ser altamente viciante e, para as indústrias, isso é uma forma de aumentar seus lucros às custas dos vícios da população.

Já sabemos que reduzir a ingestão de açúcar é uma parte crucial da luta contra um crescimento excessivo de Cândida.

Candida albicans precisa de açúcar tanto para o crescimento celular quanto para a transição para a forma de fúngica. Por isso que cortar o açúcar é um dos primeiros passos para restaurar o equilíbrio do seu intestino.

Hoje eu vou falar um pouco sobre escolhas. Stévia ou xylitol? Qual opção pode ser melhor para controlar o crescimendo da Cândida e curar a candidíase? Essas duas escolhas de adoçantes são as mais indicadas para o tratamento da candidíase.

Stévia e Xylitol são adoçantes mais naturais do que outros (embora o produto final que você utilize provavelmente tenha passado por algum tipo de processamento).

Ambos trazem excelentes vantagens e ajudam a controlar o desejo por doce.

Xylitol

tigela com pó branco

O xylitol é um álcool que advém do açúcar natural encontrado em framboesas, aveia, cogumelos e muitos outros alimentos comuns. No entanto, o xylitol que você encontra na loja geralmente é derivado do milho.

Eu geralmente não recomendo o milho na dieta anti-candidíase, mas se não for trangênico você pode usar sem problemas.

É relativamente fácil encontrar xylitol derivado de milho não-transgênico. Busque por essas opções em lojas de produtos naturais.

Vantagens do xylitol

O xylitol não aumenta o nível de açúcar no sangue como acontece com o açúcar normal. É por isso que é usado com tanta frequência em alimentos diets para controlar a diabetes.

O xylitol reduz a quantidade de acetaldeído que a Cândida produz. Isso pode ajudar a reduzir os sintomas da candidíase, como dores de cabeça e náuseas.

O xylitol é saudável para os dentes, porque não alimenta as bactérias que existem dentro da boca como acontece com o açúcar normal.

Esse adoçante contém cerca de metade das calorias do açúcar normal e muito menos carboidratos. É um adoçante muito indicado por nutricionistas e outros profissionais da saúde.

Desvantagens do xylitol

Ingerir grandes quantidades de xylitol pode levar a cólicas no estômago e diarreia vez ou outra. Os sintomas geralmente desaparecem se você reduzir a quantidade que você está ingerindo.

O xylitol é potencialmente tóxico para animais domésticos, particularmente cães. Mantenha o seu xylitol bem escondido do seu animal de estimação e ligue imediatamente para o seu veterinário em caso de emergência.

Stévia

planta medicinal verde

A stévia advém da planta Stevia rebaudiana, nativa do Paraguai, mas que agora já é encontrada em todo o mundo. O adoçante vem da folha ou do composto rebaudiosídeo.

Tem um sabor muito doce, mas um pouco diferente do açúcar normal.

Eu recomendo que você procure por uma marca que seja feita 100% da folha de stévia pura. Muitas marcas populares de stévia contêm outros adoçantes adicionados como maltodextrina. Evite esses.

No e-book Operação Candidíase você encontra boas escolhas.

Vantagens da stévia

A stévia tem um índice glicêmico muito baixo e não aumenta o nível de açúcar no sangue como acontece com o açúcar normal. Por isso, ele é menos provável de alimentar seu crescimento excessivo de Cândida.

A stévia contém zero calorias e é tão doce que você só precisa utilizar uma pequena quantidade para adoçar sua bebida ou preparo de alimentos.

As melhores marcas de stévia são 100% naturais e utilizam toda a folha da planta.

Desvantagens da stévia

Muitas marcas de stévia contêm maltodextrina ou dextrose. Por isso, leia os rótulos com cuidado! Escolha sempre uma marca que seja 100% pura.

Os efeitos colaterais conhecidos da stévia incluem inchaço leve e náuseas. No entanto, não costumam aparecer com frequência, sendo inclusive bastante incomuns.

Stévia ou xylitol? O que você deve escolher?

Se você usa stévia ou xylitol parabéns! Qualquer uma dessas escolhas são excelentes para controlar o crescimento excessivo da Cândida, como também para sua saúde de maneira geral.

A escolha apenas vai depender de qual agradar mais seu paladar. Lembre-se de usá-los como parte de um programa de tratamento.

No e-book Operação Candidíase você completa outros recursos para criar uma linha de frente reforçada para eliminar sua Cândida.

Leave a Reply

Your email address will not be published.