mulher apoiando o braço e a cabeça

A candidíase na pele também chamada de candidíase cutânea é bastante comum de acontecer e pode aparecer na pele, unha e também se desenvolver no couro cabeludo.

Assim como todos os outros tipos de candidíase, é causada pelo fungo Cândida Albicans quando ele começa a crescer e se proliferar no organismo, infeccionando algumas áreas do corpo.

O diagnóstico é feito através de um exame clínico ou pela coleta de uma amostra da pele para teste em laboratório. A candidíase cutânea é muito fácil de ser tratada e não costuma ser grave.

Se não for feito um tratamento adequado com medicamentos orais e tópicos pode ser que ela retorne com crises recorrentes.

Uma característica da candidíase cutânea é que ela pode se desenvolver em partes diferentes do corpo.

Geralmente são os locais que mais tem umidade, pois torna o ambiente propício para proliferação e infestação do fungo. As áreas onde há fricção da pele também são mais suscetíveis de desenvolver candidíase cutânea.

As áreas mais comuns de desenvolvimento da candidíase cutânea são entre os dedos dos pés e das mãos, abaixo dos seios, parte interior das coxas, área ao redor do ânus, umbigo, virilhas e axilas.

Principais Sintomas da Candidíase Cutânea

mulher comendo unhas aflita

Não é difícil perceber a presença de uma candidíase da pele, pois as áreas afetadas têm alterações bem visíveis. Por isso que o diagnóstico é muito rápido e o tratamento também. Os sintomas mais comuns são vermelhidão na região afetada, erupções na pele, descamação, coceira e pus.

Se tiver coceira é indicado que a pessoa infectada não coce a região, pois caso contrário pode piorar a ferida.

Ao fazer com que a infecção se espalhe pela corrente sanguínea atinge outras áreas e regiões da pele.

No meu e-book Operação Candidíase eu trago mais esclarecimentos sobre a Cândida Albicans, causas, sintomas, bem como um plano de tratamento adequado que leva em conta mudanças nos hábitos alimentares, ingestão de probióticos e antifúngicos. Confira!

Leave a Reply

Your email address will not be published.