mulher com dor na cabeça
Esqueça tudo o que você sabe sobre candidíase e seus sintomas! Você não precisa ter aquele corrimento esbranquiçado que se parece com leite talhado para ter candidíase! Esse é apenas UM dos sintomas visíveis da Cândida.

Talvez você ainda não saiba, mas pode estar vivendo com essa inimiga oculta aí dentro de você, com ela se manifestando através de outros sintomas. Alguns dos sintomas são visíveis, já outros podem até parecer inofensivos, mas podem estar aos poucos acabando com você.

A candidíase, quando não tratada, tem tendência de aparecer em intervalos cada vez mais curtos, e pode se tornar cada vez mais agressiva e causar uma coceira quase insuportável, tornando a vida da vítima uma tortura.

E quanto mais você demorar para resolver esse problema, mais grave a infecção ficará e mais difícil será o controle do fungo da Cândida.

É uma condição difícil de diagnosticar, porque tende a afetar cada uma de maneira diferente. Os sintomas da candidíase podem ocorrer em diferentes partes do corpo, de formas diferentes para cada pessoa.

Os sintomas da candidíase são vários que podem aparecer em maior ou menor grau, alguns podem aparecer com mais frequência e outros podem nem sequer aparecer. Confira os sintomas mais comuns da candidíase!

1 Fadiga Crônica

mulher preocupada com algo pessoal

Você sente que está cansada o tempo todo? Um desequilíbrio intestinal como o excesso de crescimento da Cândida pode ser a responsável por isso. O fungo da Cândida albicans pode afetar seus níveis de energia de várias maneiras diferentes.

Quando o constante uso de antibióticos perturba o equilíbrio da flora intestinal, um dos efeitos mais imediatos é uma defasagem e ineficiência do corpo na absorção de nutrientes. A falta de absorção de nutrientes provenientes da alimentação pode levar à fraqueza do corpo, pois seu corpo simplesmente não consegue obter o combustível que necessita.

Enquanto isso, as células de Cândida estão produzindo uma grande variedade de subprodutos químicos, muitos dos quais são tóxicos para nós. Como é o caso da neurotoxina acetaldeído, que podem sobrecarregar o fígado e diminuir os processos em seu corpo. Lembre-se que o fígado é responsável pelo armazenamento de energia também.

Isso só pode levar a uma coisa: fadiga crônica! A razão é que muitos dos recursos do seu corpo estão sendo desviados para processar toxinas de Cândida, combatendo o crescimento excessivo de Cândida e tentando manter seus níveis de energia estáveis.

Ao longo do tempo, isso pode esgotar os precursores hormonais que são necessários para produzir hormônios cruciais como pregnenolona, cortisol e DHEA. À medida que seus níveis de hormônios caem, pode começar a afetar seus níveis de energia e até sua libido.

2 Neblina Cerebral

candidíase causa mal estar

A Cândida, quando em excesso, pode levar à nevoa do cérebro, confusão, comprometer a memória e reduzir a concentração. Uma substância química chamada acetaldeído, um dos metabolitos tóxicos produzidos por Cândida albicans é o principal responsável por isso.

O acetaldeído é um dos muitos produtos químicos produzidos pela Cândida e pode comprometer seu bem-estar. Se você tiver dificuldade para manter o foco e costuma esquecer as coisas com facilidade, esse pode ser um sintoma de candidíase.

Durante um crescimento excessivo de Cândida, pode haver excesso de acetaldeído na corrente sanguínea fazendo com que seu fígado não consiga processa de forma eficiente, fazendo com que ele circule livremente em seu sistema nervoso e cérebro.

Os glóbulos vermelhos quando combinados com o acetaldeído podem transportar menos oxigênio para o cérebro, podem causar uma deficiência de vitamina B1, o que é crucial para uma boa saúde cerebral. Além disso, o acetaldeído também pode danificar as células nervosas assim como acontece no alcoolismo crônico ou na doença de Alzheimer.

3 Problemas Digestivos

candidíase causa dor

A Cândida é, sem dúvida, uma condição relacionada ao intestino. As mudanças em seu trato digestivo são o que levam a todos os outros sintomas dessa lista.

Seja lá o que for que causou a candidíase, seja o uso constante de antibióticos ou uma dieta com base em muita ingestão de açúcar, sua flora intestinal pode se tornar desequilibrada.

Além de enfraquecer sua imunidade, isso pode afetar a forma como seu corpo digere os alimentos. Essas “boas bactérias” que normalmente residem no intestino são uma parte crucial do seu sistema digestivo, responsável pelo processamento de amidos, fibras e alguns açúcares.

Quando a flora intestinal saudável é dominada pelas colônias de Cândida albicans, seu intestino grosso pode começar a funcionar mal. Isso pode levar a diarreia, constipação, gases, inchaço, cólicas, náuseas e outros sintomas relacionados ao intestino.

4 Infecções Vaginais

candidíase causa infecções vaginais

Na candidíase feminina essa talvez seja o sintoma mais claro e evidente de que está com candidíase. Quando uma infecção vaginal causada por fungo se manifesta e aparece, não há dúvidas de que algo está errado.

Mesmo se você limpar a infecção localizada, a Cândida albicans tem a capacidade de crescer e se espalhar para diferentes áreas do seu corpo. Então, mesmo que sua infecção vaginal tenha desaparecido, a mesma área pode continuar a ser reinfectada até eliminar o crescimento excessivo de Cândida.

5 Infecção Oral

infecção causada na boca

A boca é outra parte do trato digestivo que é bem vulnerável à Candidíase. A infecção oral é bastante comum e geralmente não é diagnosticada até se tornar mais grave. Uma infecção intestinal por câncer pode acontecer ao mesmo tempo que a candidíase oral, por exemplo.

Isso ocorre porque as mesmas mudanças ambientais que causam um excesso de crescimento intestinal também podem levar a uma infecção oral por Cândida.

Se você tomar antibióticos direto ou consumir muito alimentos processados e ricos em açúcar, isso pode mudar o ambiente em seu intestino e sua boca, tornando ambos os locais mais atraentes para o fungo de Cândida se instalar.

6 Sinusites

candidíase acaba com a alto estima da mulher

Os médicos costumavam assumir que quase todas as infecções crônicas de sinusites eram causadas por bactérias. Pesquisas mais recentes sugerem que nem sempre. Embora a sinusite aguda (de curto prazo) seja principalmente causadas por bactérias, muitas das infecções de longo prazo podem, de fato, ser infecções fúngicas.

O tratamento mais comum para infecções crônicas de sinusite são antibióticos. E os antibióticos são praticamente inúteis para uma infecção por fungos e inclusive podem piorar a situação a matar as boas bactérias e permitir que a infecção fúngica se espalhe mais ainda.

7 Síndrome do Intestino Permeável

candidíase pode causar fadiga

Esta condição é causada quando a Cândida começa a crescer e suas hifas penetram nas paredes dos seus intestinos. Se não for controlado, isso resulta em uma membrana intestinal altamente permeável que permite que partículas e metabolitos alimentares escapem e entrem na corrente sanguínea.

Essas partículas e bactérias são então identificadas como substâncias estranhas pelo seu sistema imunológico, o que poda causar sensibilidade.

À medida que partículas de alimentos entram na corrente sanguínea, uma área onde elas não deveriam estar, seu corpo passa a identificar como ameaças à sua saúde e, quando você comer esses alimentos novamente, seu sistema imunológico pode reagir a eles.

8 Infecções por Fungos na Pele e nas Unhas

infecções no pé

Assim como os microorganismos dentro do intestino, existem bactérias na sua pele que te protegem e impedem que os agentes patogênicos da Cândida albicans se espalhem de forma descontrolada.

As mesmas condições que levam a um excesso de crescimento intestinal também podem mudar o ambiente em sua pele e permitir que a Cândida se instale. Isso pode resultar em infecções fúngicas nas unhas e erupções cutâneas. As áreas quentes e úmidas, como as axilas e a virilha, são especialmente vulneráveis.

9 Sistema Imunológico Enfraquecido

criança espirando

O sistema imunológico enfraquecido é o que permite que um excesso de crescimento de Cândida intestinal aconteça. Mas, a Cândida também pode desempenhar um papel no enfraquecimento do seu sistema imunológico, por si só depois de ter se instalado.

O sistema imunológico pode se enfraquecer se sua flora intestinal estiver desequilibrada ou se você tiver síndrome do intestino permeável, pois a inflamação e as alergias alimentares que provoca colocam pressão sobre o seu sistema imunológico já sobrecarregado.

10 Depressão

mal estar

Um crescimento excessivo de Cândida intestinal pode suprimir a produção de serotonina, um dos neurotransmissores que melhora seu humor. A maioria da serotonina é produzida no intestino, então é provável que a serotonina sofra uma queda de produção.

A dopamina é outro neurotransmissor que afeta seu humor, e os baixos níveis de dopamina estão fortemente associados à depressão. O acetaldeído que é um dos subprodutos da Cândida se liga à dopamina e pode levar à depressão.

Além disso, um fígado sobrecarregado pode reduzir sua capacidade de armazenar a vitamina B12. Esta importante vitamina ajuda seu sistema nervoso a funcionar adequadamente, e quando em nível baixo pode levar a depressão e doenças mentais.

Mais Sintômas da Candidíase

Os sintomas listados acima podem ser os sinais mais comuns de candidíase, mas existem outros que podem aparecer, uma vez que os sintomas variam de pessoa para pessoa. Se você reconhecer alguns destes, juntamente com alguns dos sintomas mais comuns listados acima, pode ser hora de marcar uma consulta médica para um diagnóstico mais preciso. Confira:

• Refluxo ácido
• Acne
• Alergias
• Asma
• Sangramento nas gengivas
• Inchaço
• Prisão de ventre
• Língua rachada
• Desejo por alimentos processados
• Diarreia
• Tontura
• Flatulência
• Sintomas de gripe
• Erupção cutânea fúngica
• Mal hálito
• Incapacidade de se concentrar
• Incapacidade de perder peso
• Indigestão
• Insônia
• Irritabilidade
• Coceira nos olhos
• Baixa libido
• Muco nas fezes
• Dores musculares
• Náusea
• Ataques de pânico
• Fadiga extrema persistente
• Má coordenação
• Perda de memória
• Psoríase
• Sensibilidades a fragrâncias e produtos químicos
• Sensibilidade à luz
• Dores de estômago
• Retenção de líquido

Para mais informações sobre os sintomas de candidíase, dê uma olhada no e-book Operação Candidíase que contêm uma lista detalhada, bem como um plano de tratamento para você estabelecer sua saúde de uma vez por todas!

Leave a Reply

Your email address will not be published.