mulher lavando louça

Candidíase da unha pode ser um tipo de candidíase, menos usual do que outros, mas que pode acontecer em algumas.

Eu falo bastante aqui da candidíase intestinal, mas saiba que existem outros tipos de candidíase como a vaginal ou peniana, oral, sistêmica e da pele e unhas.

A candidíase é uma doença que acomete centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo. As causas muitas vezes estão relacionadas a um sistema imunológico debilitado, resultado de uma má alimentação ou do excesso do consumo de alimentos inflamatórios, da falta ou excesso de atividades físicas, estresse diário, uso indiscriminado de antibióticos e outros medicamentos que podem interferir na flora intestinal.

No caso da candidíase de unha, os fatores para o desenvolvimento da infecção fúngica são bem diferentes. Essas pessoas geralmente criam um ambiente propício para a Cândida Albicans se espalhar. Geralmente são pessoas que passam muito tempo em contato com água, lavando louças, roupas ou ainda quando têm muito contato com produtos químicos.

Em crianças também pode acontecer a candidíase de unha e, geralmente, está relacionado ao ato de ficar chupando o dedo.

Sintomas da Candidíase de Unha

Os sintomas da candidíase de unha são bem visíveis, diferente da candidíase intestinal e, portanto é muito fácil de ser notado logo no começo da infecção do fungo.

O primeiro sintoma é a vermelhidão que fica ao redor da unha, acompanhada de dor por aproximadamente dois dias. Em alguns casos também pode ter um pouco de pus próximo à cutícula.

Caso isso não for tratado o fungo continua ali e a infecção não vai embora. A pele que fica embaixo da unha também pode ser contaminada pelo fungo da candidíase. Se isso acontecer a pessoa pode começar a sentir a unha enfraquecer ou endurecer demais, pode ver pontos esbranquiçados e alguns riscos nas unhas.

Tratamento da candidíase de unha

dedos e unhas

Caso você tenha identificado alguns dos sintomas da candidíase de unha citado acima é fundamental procurar ajuda especializada de um médico.

Como já disse, o fungo não desaparece sozinho do dia para a noite. É preciso algumas prescrições médicas de pomadas e medicamentos para tratar o problema.

Quanto mais tempo você esperar, mais grave a infecção pode ficar e mais difícil de se livrar da Cândida. O melhor tratamento para a candidíase de unha é o uso de medicamentos orais ou tópicos. O ideal é fazer um tratamento convencional com pomadas, medicamentos orais e seguir uma dieta equilibrada para evitar que o fungo apareça novamente.

O tratamento da candidíase na unha pode demorar algumas semanas até se recuperar completamente. Dependendo da gravidade da infestação do fungo na unha talvez seja necessário retirar a unha infectada. Se isso acontecer, pode demorar de 6 a 9 meses para a unha crescer novamente. Por isso que, mais uma vez, nunca deixe para depois. Quando antes diagnosticado e tratado, melhor.

No meu livro Operação Candidíase eu trago muitas informações úteis sobre o fungo e dicas de como melhorar a alimentação para que a Cândida Albicans seja controlada.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.