75% a 90% das mulheres do Brasil sofrem com os sintomas da candidíase. No verão, essa incidência costuma aumentar, já que o calor é um dos fatores que favorecem a proliferação desse fungo, bem como a alimentação como já vimos nos artigos anteriores.

Como eu já identifiquei nos artigos Alimentos aliados que você deve integrar na sua dieta e Alimentos inimigos que você deve descartar da sua dieta, existem alguns alimentos que são aliados e devem ser adicionados ao seu plano alimentar, enquanto outros devem ser retirados.

Nesse artigo eu inclui 10 dos meus alimentos favoritos que ajudam no combate à Cândida. Você pode fazer algumas receitas deliciosas com base nesses ingredientes com a certeza de que esses alimentos estão ajudando no tratamento da candidíase.

No e-book Operação Candidíase você encontra uma lista maior, em que que eu inclui mais alimentos que podem ajudar na luta contra Cândida, dentre eles, alimentos probióticos e antifúngicos surpreendentes que você nem imagina que podem te ajudar no tratamento. Existem também alguns alimentos que podem ajudar a desintoxicar e outros que ajudarão a curar suas paredes intestinais.

10 Super alimentos para curar candidíase

  • Óleo de coco
  • Alho
  • Cebola
  • Algas marinhas
  • Nabo
  • Gengibre
  • Azeite
  • Suco de limão
  • Sementes de abóbora
  • Pimenta-caiena

    1 – Óleo de coco

oleo de cocoO óleo de coco é super poderoso quando se fala em se livrar da Cândida, e um dos melhores antifúngicos que existem. Contém ácido láurico e ácido caprílico, que ajudam a evitar o crescimento excessivo de Cândida e fortalecem seu sistema imunológico.

O óleo de coco é estável ao calor, diferente da maioria dos óleos e, por isso é muito indicado para usar na hora de fritar e refogar alimentos. Tem um preço acessível e uma durabilidade maior do que muitos óleos. Você pode consumir 2-3 colheres de sopa por dia. Procure por um óleo de coco de alta qualidade, orgânico e extra-virgem.

Se você não tiver certeza de como incorporar o óleo de coco em sua dieta, na parte de receitas do livro Operação Candidíase eu coloco muitas refeições saborosas que utilizam para facilitar, confira!

2 – Alho

alho e dentes de alho

O alho tem poderosas propriedades antifúngicas que ajudam a aniquilar a Cândida, ao mesmo tempo que preserva e estimula as bactérias boas em seu sistema digestivo. Além disso, o alho estimula o fígado e o cólon, ajudando na desintoxicação do seu corpo.

Se você adora alho você pode adicionar em praticamente qualquer receita, no tempero, para refogar seus alimentos. Você também pode comer 2-4 dentes de alho por dia, esmagado e misturado na sua água e tomando como um tônico. Apenas tenha cuidado com o alho que você compra, adquira de preferência o orgânico.

3 – Cebolas

legumes  

Talvez você não saiba, mas cebolas possuem fortes propriedades antifúngicas, anti-bacterianas e antiparasitárias. Elas também ajudam a eliminar o excesso de fluidos no corpo, o que é muito importante, pois a retenção de líquidos é um dos sintomas da candidíase.

As cebolas e o alho podem ajudar a tratar também problemas de respiração. Assim como o alho, a cebola também é muito fácil de adicionar nos seus pratos, basta utilizar para refogar seus alimentos, no preparo de quase todas as receitas.

4 – Algas marinhas

algas marinhasAs algas marinhas são alimentos ricos nutrientes e podem ajudar seu corpo na luta contra a Cândida. É rico em iodo que ajuda a equilibrar sua glândula tireoide. Pacientes com candidíase, muitas vezes possuem hipotireoidismo. A alga elimina os poluentes tóxicos e metais pesados do corpo e limpa seu trato intestinal.

5 – Nabos

nabosO nabo é um dos alimentos antifúngicos mais potentes que você pode encontrar. Por mais que ele entre na categoria de alimentos ricos em amidos como batata doce e inhame, ele possui algumas propriedades antifúngicas muito fortes que são essenciais no combate à Cândida.

O nabo é um vegetal versátil e delicioso que você pode preparar de diversas formas, seja como purê, como chips, na salada, incorporar na sopa de legumes, enfim use sua criatividade para inserir esse alimento na sua dieta alimentar sempre que possível.

6 – Gengibre

gengibreO gengibre é considerado um ótimo alimento para tratar diversas condições e inclusive ajudar no emagrecimento por ser termogênico e acelerar o metabolismo. Mas, você sabia que seu efeito desintoxicante pode ajudar a limpar o fígado, além de estimular o sistema imunológico?

O gengibre tem um efeito positivo no sistema digestivo e ajuda a reduzir o gás intestinal. Também tem um efeito calmante que ajuda a aliviar o estresse que a Cândida pode causar no intestino. Adicione o gengibre em raspas na sua comida ou tome como chá em infusão.

7 – Azeite

azeite O azeite tem poderosas propriedades antifúngicas e estimula a resposta do seu sistema imunológico a uma infestação de Cândida albicans.

Também ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Isso é importante para os pacientes com candidíase, pois os níveis elevados de açúcar no sangue podem alimentar seu crescimento excessivo da Cândida. Certifique-se de comprar azeite original extra-virgem e não aqueles misturados com outros óleos.

8 – Suco de limão

limão fatiadoO suco de limão pode ser um excelente aliado contra a candidíase, pois estimula a ação peristáltica do cólon, aumentando a eficiência do seu sistema digestivo. Tanto limões quanto limas são ótimas opções para temperar e marinar seus legumes, peixes e outras carnes. Pode usar como base de preparo do molho de suas saladas, dando um toque refrescante e cítrico.

9 – Sementes de abóbora

Semente de abóbora  

As sementes de abóbora têm boas quantidades de ácidos graxos ômega-3, que possuem propriedades anti-fúngicas, anti-virais e antiparasitárias. O ômega-3 também ajuda a combater a depressão e os sintomas de inflamação causadas pela Cândida, como dor e problemas de pele.

É um fato conhecido que a grande maioria das pessoas não consome quantidades suficientes de ômega-3 para manter a saúde ideal da tireoide. As deficiências disso podem estar associadas a níveis mais baixos de hormônio da tireoide.

Para aumentar a quantidade de ômega-3 na sua dieta, adicione as sementes de abóbora a cereais e saladas, ou consuma como snacks no intervalo das refeições principais.

10 – Pimenta-caiena

Pimenta-caiena 

A pimenta-caiena dá suporte natural ao seu sistema digestivo e sistema imunológico. Ajuda a digerir os alimentos e reduz a constipação, melhorando o trânsito intestinal.

A pimenta caiena também acelera o metabolismo e melhora a circulação, o que ajudará a reduzir um dos sintomas mais comuns da candidíase: a fadiga. Use pimenta caiena para temperar seus alimentos em quase todas as receitas.

Para saber mais sobre os alimentos que podem te ajudar no combate à candidíase, confira o e-book Operação Candidíase.

Leave a Reply

Your email address will not be published.